MARIA LÚCIA (MALU) – GO

É cavalcantense, quilombola, pesquisadora, documentarista e produtora cultural. Graduada em Licenciatura em Educação do Campo na área de Linguagens – Instituição Faculdade UnB Planaltina. Durante a graduação fez intercâmbio intercultural de 6 meses na modalidade graduação sanduíche – Brasil Suriname, por meio do projeto Diálogos e Saberes Interculturais Brasil – Suriname.

Está cursando Especialização em Língua Portuguesa Aplicada ao Ensino Básico – Instituição Faculdade UnB – Planaltina. É Secretária da Associação EPOTECAMPO: Associação de Educação do Campo do Território Kalunga e Comunidades Rurais. Participa da “Soleduc.” que é um grupo na linha de pesquisa Língua, Interação Sociocultural e Letramento que atua na área da (Sócio) Linguística Letramento Múltiplos e Educação, nosso trabalho se iniciou no ano de 2015 na Universidade de Brasília – Faculdade de Planaltina.

Coordena o Cine Debate juntamente com o grupo de teatro VSLT (Vozes do sertão Lutando por Transformação), o Cine Debate acontece na Casa Kalunga de Cavalcante aos sábados a partir das 18:30, onde exibimos um filme e realizamos um debate sobre os temas. É Pesquisadora do Coletivo Terra em Cena: teatro, audiovisual e educação do campo. O projeto de pesquisa é parte da ação de um grupo de pesquisa formalmente cadastrado no diretório de grupos do Cnpq e também é institucionalizado como um programa de extensão do campus de Planaltina da UnB. Atualmente o projeto se subdivide em quatro linhas de pesquisa, coordenadas por quatro professores e professoras que atuam na Licenciatura em Educação do Campo da UnB.

Produziu e dirigiu o documentário A Folia de São Sebastião no Povoado São José – Uma experiência em letramentos múltiplos. Foi produzido com a intenção de registrar em audiovisual a cultura da folia e incentivar a participação das pessoas mais jovens nessa cultura. É um complemento do trabalho de conclusão de curso escrito, o qual tem como objetivo registrar de forma escrita e em audiovisual os gêneros discursivos que circulam na folia de São Sebastião.

Deixe uma resposta